sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Atividades


Atividade para compreensão das casas decimais

Objetivos dessa atividade: 
- Construir o significado de Sistema de Numeração Decimal explorando situações-problema que envolvam contagem;

- Compreender e fazer uso do valor posicional dos algarismos, no Sistema de Numeração Decimal.

Materiais: 

Ábaco de pinos – 1 por aluno 
2 dados por grupo 

Metodologia: 

Os alunos divididos em grupos deverão cada um na sua vez, pegar os dois dados e jogá-los, conferindo o valor obtido. Este valor deverá ser representado no ábaco. Para representá-lo deverão ser colocadas argolas correspondentes ao valor obtido no primeiro pino da direita para a esquerda (que representa as unidades). Após todos os alunos terem jogado os dados uma vez, deverão jogar os dados novamente, cada um na sua vez.

Quando forem acumuladas 10 argolas (pontos) no pino da unidade, o jogador deve retirar estas 10 argolas e trocá-las por 1 argola que será colocada no pino seguinte, representando 10 unidades ou 1 dezena. Nas rodadas seguintes, os jogadores continuam marcando os pontos, colocando argolas no primeiro pino da esquerda para a direita (casa das unidades), até que sejam acumuladas 10 argolas que devem ser trocadas por uma argola que será colocada no pino imediatamente posterior, o pino das dezenas.

Vencerá quem colocar a primeira peça no terceiro pino, que representa as centenas.


Para descontrair

Desafio1 - O Saltitão

O gafanhoto Saltitão quer subir um muro de pedra, que tem 10 metros de altura, para poder chegar à sua toca. De dia sobe 3 metros, mas durante a noite (enquanto descansa) escorrega 2 metros.
Quantos dias ele demora para chegar em cima do muro?
* Atenção: O Saltitão não demora 10 dias a chegar ao topo.

Desafio 2 -Lógica dos rostos



Vamos ver se os teus olhos não te traem...
Estes rostos podem ser ordenados de 1 a 6, de acordo com uma regra lógica.
Olha bem e responde: qual é a ordem?



Da Matemática surgem diversas maneiras de ver o mundo, de resolver problemas, se você ainda se pergunta pra que serve a matemática, nós que estamos criando esse blog , aprendemos que até poesia e música podem surgir da matemática. Eis um exemplo através da música de Tom Jobim:

Aula de Matemática

Pra quê dividir sem raciocinar?
Na vida é sempre bom multiplicar
E por A mais B Eu quero demonstrar
Que gosto imensamente de você

Por uma fração infinitesimal,
Você criou um caso de cálculo integral
E para resolver este problema
Eu tenho um teorema banal

Quando dois meios se encontram
desaparece a fracção
E se achamos a unidade
Está resolvida a questão

Pra finalizar, vamos recordar
Que menos por menos dá mais amor
Se vão as paralelas
Ao infinito se encontrar
Por que demoram tanto os corações a se integrar?
Se infinitamente, incomensuravelmente,
Eu estou perdidamente apaixonado por você.



António Carlos Jobim/Marini Pinto (1958)



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