Os
números fazem parte de nossas vidas diariamente e desde o nosso primeiro
contato com o mundo, somos apresentados a diversas formas de se expressar
fazendo referências a Matemática, mesmo sem percebermos.
Quando alguém se aproxima da criança e diz “que grande sorriso”; quando abre o casaco e conta os botões ou quando diz “que bebê pesado!”; está compartilhando noções de matemática com a criança.
Quando alguém se aproxima da criança e diz “que grande sorriso”; quando abre o casaco e conta os botões ou quando diz “que bebê pesado!”; está compartilhando noções de matemática com a criança.
Os professores devem explorar as experiências e os cuidados
cotidianos de forma a contribuir para a construção do conhecimento
lógico-matemático das crianças. Os conceitos matemáticos estão presentes no
dia-a-dia, cabendo ao professor transformar situações diárias em fontes de
aprendizagem da matemática.
O trabalho da matemática na infância está fundamentado nas
relações da criança com o mundo, as pessoas e os objetos, pela assimilação de
suas características e propriedades e as relações que estabelecem entre si
(semelhança, diferença, peso, etc.).
Quando a criança brinca com formas, quebra-cabeças e
caixas que cabem dentro de caixas, está adquirindo uma noção do conceito
pré-simbólico de tamanho, número e forma. Ao colocar contas em um barbante ou
colar figuras, desenvolve a noção de seqüência e de ordem. E ao utilizar as
palavras “não cabe” e “acabou”, obtém a noção de quantidade. Para que as
crianças se familiarizem mais facilmente com os conceitos matemáticos, o trabalho deve
ser baseado no manuseio de materiais concretos.
Segundo
Piaget as crianças se desenvolvem através do lúdico, ou seja, ela precisa
brincar para crescer. Para que a criança possa fazer a construção do conceito
dos números no seu processo inicial é importante que se use os jogos de maneira
prazerosa e estimulante para a criança, pois os jogos proporcionam o raciocínio
e comparações. Exemplos de jogos: boliche, baralho, dominó, tabuleiro etc. Essa
construção do conceito dos números também se faz na arrumação da sala de aula e
votações onde todos participam. A ludicidade é uma necessidade do ser humano,
também é um instrumento muito eficaz no aprendizado e desenvolvimento infantil
como um todo.
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