terça-feira, 21 de agosto de 2012

Iniciando o contato com a Matemática...



  

      Os números fazem parte de nossas vidas diariamente e desde o nosso primeiro contato com o mundo, somos apresentados a diversas formas de se expressar fazendo referências a Matemática, mesmo sem percebermos.           
        Quando alguém se aproxima da criança e diz “que grande sorriso”; quando abre o casaco e conta os botões ou quando diz “que bebê pesado!”;  está compartilhando noções de matemática com a criança.
         Os professores devem explorar as experiências e os cuidados cotidianos de forma a contribuir para a construção do conhecimento lógico-matemático das crianças. Os conceitos matemáticos estão presentes no dia-a-dia, cabendo ao professor transformar situações diárias em fontes de aprendizagem da matemática.
       O trabalho da matemática na infância está fundamentado nas relações da criança com o mundo, as pessoas e os objetos, pela assimilação de suas características e propriedades e as relações que estabelecem entre si (semelhança, diferença, peso, etc.). 
 Quando a criança brinca com formas, quebra-cabeças e caixas que cabem dentro de caixas, está adquirindo uma noção do conceito pré-simbólico de tamanho, número e forma. Ao colocar contas em um barbante ou colar figuras, desenvolve a noção de seqüência e de ordem. E ao utilizar as palavras “não cabe” e “acabou”, obtém a noção de quantidade. Para que as crianças se familiarizem mais facilmente com os conceitos matemáticos, o trabalho deve ser baseado no manuseio de materiais concretos. 
       Segundo Piaget as crianças se desenvolvem através do lúdico, ou seja, ela precisa brincar para crescer. Para que a criança possa fazer a construção do conceito dos números no seu processo inicial é importante que se use os jogos de maneira prazerosa e estimulante para a criança, pois os jogos proporcionam o raciocínio e comparações. Exemplos de jogos: boliche, baralho, dominó, tabuleiro etc. Essa construção do conceito dos números também se faz na arrumação da sala de aula e votações onde todos participam. A ludicidade é uma necessidade do ser humano, também é um instrumento muito eficaz no aprendizado e desenvolvimento infantil como um todo. 




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